contato:

contato: mariliadalascio@gmail.com

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dica: como montar uma mesa


Oiii meninas!!! Como foram de final de semana? Tudo bem? O meu graças a Deus foi excelente.
Bom, o assunto de hoje é direcionado tanto para as recém casadas, noivas ou mesmo para aquelas que ainda têm dúvidas quanto ao assunto.  A dica de hoje será como arrumar uma mesa bonita para receber os amigos ou mesmo para as nossas refeições.
Se tem uma coisa que pode tirar nosso sossego é este tema, todas aquelas regrinhas para copos, taças, garfo disso, prato daquilo, faca aqui...ufa, um tormento...para facilitar, vejam o esquema abaixo e relaxem, é só seguir e tudo vai dar certo... 






* Para montar uma mesa, os talheres devem estar colocados de acordo com os pratos a serem servidos. Ou seja, as facas, a colher da sopa e outros talheres que não necessitem de outro talher auxiliar devem ser colocados do lado direito do prato (e, f, g).

* Os garfos que acompanham as facas devem ser colocados do lado esquerdo do prato (a, b).

* Por fim, colocam-se os talheres para a sobremesa na parte superior do prato (i, h): a colher mais chegada ao prato com o cabo para a direita, e o garfo logo acima com o cabo para a esquerda (i, h).

* Os pratos também devem estar empilhados pela ordem que vão ser utilizados: o que está mais abaixo (o) é o que corresponde ao último prato a ser servido, ao passo que o que está mais acima corresponderá ao primeiro prato a ser utilizado (m). Conforme se vão servindo os pratos de comida, vão-se removendo os mesmos.

Detalhes que fazem toda a diferença:

- Todas as facas devem ter a lâmina voltada para o prato e ter o cabo alinhado;

- Os pratos também devem estar alinhados pelo centro;

- Os garfos podem ser alinhados pelos dentes ou pelo cabo;

- O guardanapo deve estar colocado em cima do prato ou ao lado direito do mesmo.

- Os copos (no exemplo: vinho branco, vinho tinto e água) devem ser colocados no lado superior direito do prato (p, r, q), estando alinhados com as facas. A faca da carne deve ter à sua frente o copo do vinho reservado para o prato de carne, assim como as restantes.

- O prato do pão e da faca da manteiga coloca-se do lado esquerdo superior do prato (l, j), estando a faca da manteiga sempre pousada no prato e nunca sobre a mesa.

- O garfo das ostras e do marisco é o único garfo que pode ser colocado do lado direito do prato (ao lado direito dos garfos principais).

- O copo da água (p) deve ser colocado diretamente acima das facas.

- Normalmente não devem ser colocados mais de três pares de talheres.

Acrescente sempre um toque especial como pequenos vasos de flores, algumas velas ou uma taça de fruta colorida.
Seguem algumas inspirações:










E então, gostaram????
Agora é colocar a mão na massa e caprichar!!
Beijocas



Nenhum comentário: