contato:

contato: mariliadalascio@gmail.com

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dicas de viagem: Roma

Oiii meninas!!!
Algumas meninas mencionaram que eu nunca mais postei sobre dicas de viagem, então não seja por isso.
Hoje vou falar um pouquinho de Roma. Para quem não conhece eu posso dizer sem medo de errar: um dos lugares mais lindos e mágicos que já visitei. Digo mágico com todo o sentido da palavra, a energia que aquele lugar tem é simplesmente inexplicável. Só estando lá para saber. Uma cidade incrível, onde você respira arte, cultura e história o tempo todo.
Confesso para vocês que quando chegamos na cidade foi um susto, principalmente se você estava na França, famosa pela organização, tudo parece barulhento, apertado confuso e antigo. Muitos carros, muita gente, todo mundo falando alto, trânsito, mini carros estacionados de qualquer jeito.
Chegamos em Roma já era de madrugada, pois perdemos o voo em Nice (no comments), mas faz parte né?
O aeroporto fica um pouco longe, mas quando nos aproximamos de repente o Coliseu brota do chão, majestoso e iluminado, pronto, Roma já te fisgou. Nem consigo dizer o que eu senti naquele momento. Indescritível!

Pontos turísticos imperdíveis:

A Fontana de Trevi é uma das principais e mais visitadas fontes, entre tantas na cidade. Não sei dizer se ela é mais bonita durante o dia ou à noite…
Está sempre cheia de turistas jogando moedinhas para garantir sua volta à Roma, como diz a tradição. 
Não se esqueçam de jogar uma moeda, de costas para a fonte. Diz a lenda, que quem faz isso, garante sua volta a Roma!! A minha já esta garantida!!! 



Outro ponto turístico famoso de Roma, a Piazza Navona é um charme, principalmente ao entardecer, início da noite quando o céu da cidade fica lindo! Encontramos restaurantes, bares e há músicos no meio da piazza tocando e cantando! Sugestão que indico: escolha uma mesinha na parte externa e saboreie as pizzas italianas! 
Na Piazza Navona, está localizado o Palazzo Pamphilj, propriedade da República Federativa do Brasil, sede da Embaixada Brasileira e da Missão Diplomática do Brasil para a Itália. 



Colosseo- Como eu já disse, não sei explicar a energia que tem esse lugar…! Ao entrarmos no Coliseu parece que estamos em um livro de História! Como explicar a sensação de conhecer tudo aquilo que você aprendeu na escola ao vivo e a cores?
O Coliseu demorou entre 8 e 10 anos para ser construído. Era usado como anfiteatro para vários espetáculos cruéis, com 4 níveis e arquibancadas de mármore.
Os gladiadores lutavam na arena, e segundo a história relata, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões, e era no subterrâneo ficavam as jaulas dos animais.
Tem uma capacidade de 50.000 pessoas, e 48 metros de altura.
E foi sempre visto como símbolo da império romano, sendo um dos melhores exemplos de sua arquitetura, juntamente com o Arco di Constantinus, que fica bem ao lado.
O Coliseu fica no meio da cidade! É muito bonito ver esse contraste do antigo com a modernidade! 



Arco de Constantino - Situado entre o Coliseu e o Palatino, foi construído para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C. 


Gente, o Fórum Romano e o Palatino são belíssimos! O Fórum Romano era o centro comercial, religioso e político da Roma Imperial. O Palatino, uma das sete colinas de Roma, é uma das partes mais antigas da cidade. Segundo a lenda, Roma teve origem exatamente nessa colina. Foi sede das residências dos aristocratas (época republicana) e imperadores (período imperial) de Roma. 
O mesmo ingresso que compramos para entrar no Coliseu dá direito a conhecer também esses pontos, que ficam bem em frente ao Coliseu. Visitem!! Tem muita gente que não vai, mas depois se arrepende, vale a pena!!



Piazza del Popolo - A Praça do Povo, uma das mais importantes praças de Roma, foi modificada diversas vezes pelos pontífices sendo a última projetada por Giuseppe Valadier (importante nome do Neoclassicismo). 
Abriga três igrejas: Santa Maria del Popolo, ao lado da Porta del Popolo bem onde Nero morreu e foi sepultado, e as gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli ao lado oposto da praça. 
Duas fontes: Fontana della Dea di Roma de um lado e Fontana del Nettuno do outro. 
E no centro o Obelisco Flaminio, trazido do Egito para Roma pelo imperador Otaviano Augusto, circundado por 4 leões de mármore.



Campidoglio - O monte capitolino é uma das sete colinas de Roma e é onde se situa a sede oficial do prefeito da cidade.
A praça foi modificada diversas vezes, mas o último projeto foi realizado por Michelangelo em 1536. 
O artista queria que a principal atração da praça fosse o monumento equestre ao imperador Marco Aurélio (a estátua original se encontra nos Museus Capitolinos).


Piazza Spagna - O lugar é lindo!! Cheio de gente passeando, tirando foto, e vendo a fonte.Tem uma escadaria linda, que levam à igreja de Trinitá Dei Monti. A fonte, que fica no centro da praça. tem o forma de um barco meio submerso, e é chamada pelos Romanos de La Barcaccia, ou velha banheira.Segundo dizem, ele foi inspirada pela chegada de um barco à praça durante a inundação do rio Tibre, em 1598. Saindo da praça, você vê várias ruazinhas super charmosas, onde se encontram várias grifes, como Prada, Gucci, Missoni, Hermes, enfim, vale ir andando e descobrindo as lojas, a maioria para olhar, diga-se de passagem!



O Pantheon, foi construído pelo imperador Marco Agripa, em 27 a. C. Depois foi destruído por um incêndio no ano 80 d. C, e reconstruído em 125 pelo imperador Adriano.
É um dos monumentos mais bem preservados de Roma, e hoje em dia, a construção foi cedida à igreja católica.


Passeie à noite pelo bairro de Trastevere. Escolha um restaurante que mais lhe agrade, beba um vinho e aproveite a noite em um dos bairros mais boêmios! Ainda na parte gastronômica, entre em alguma cantina típica italiana e coma uma bela pasta.



Piazza Venezia

Umas das mais famosas praças romanas, onde se encontra o Vittoriano, monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e que abriga o corpo de um Milite Ignoto (soldado desconhecido) da Primeira Guerra Mundial representando todos os soldados que não puderam ter um túmulo com seus nomes.
Na parte superior do Vittoriano se encontra o Museo Centrale del Risorgimento.


O Vaticano é a sede da Igreja Católica, e uma cidade-estado soberana, dentro da cidade de Roma. É o menor Estado do mundo.
Chegando lá, enfrente a fila e entre na Basílica di San Pietro! Vale a pena!!! Garanto. Foi um dos momentos mais emocionantes da viagem. Independente da religião, não pense duas vezes na hora de ir. Só de estar lá dentro já de traz uma paz de espírito impagável.
Faça um tour pelo Museu do Vaticano – é imperdível entrar e ver tudo por dentro e ainda terminar na Capela Cistina!




4 comentários:

Carol disse...

aii amiga, e pensar que ainda nem vi as fotos de vcs :(
Amei essas! Que lugar + lindo!!!
beijos!!!

Marília D`Alascio disse...

Carolll esse lugar é realmente tudo de lindo e mágico! Vamos voltar com toda a certeza! Amei... beijocas

Ana Paula Pasin disse...

Amei... valeu como dica de lua-de-mel!!
Parabéns pelo blog!

Marília D`Alascio disse...

Oii Ana Paula, que bom que gostou do blog. E sobre Roma, não pensa duas vezes se essa for uma opção para a Lua de Mel, recomendadíssimo. Qual o teu roteiro? Posso te dar algumas dicas. Beijocas