contato:

contato: mariliadalascio@gmail.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os benefícios da Lavanda


Taí um dos meus cheirinhos preferidos, seja nas roupas, sabonetes, armários, hidratantes e até nos ambientes de casa, por isso hoje vou falar um pouquinho dessa planta que já caiu no gosto popular das mulheres.


Erva mediterrânea, a lavanda está associada à idéia de limpeza - desde que os romanos começaram a usá-la em seus banhos. De fato, o nome vem do latim lavandus, que significa lavar. Uma lenda cristã diz que a lavanda originalmente não tinha cheiro, mas que desde que a Virgem Maria secou as fraldas do Menino Jesus sobre folhas da planta, ela ganhou um perfume celestial. O óleo essencial de lavanda é conhecido hoje por suas muitas aplicações aromaterapêuticas.



A lavanda continua a ser um dos aromas favoritos para roupas e armários, sabonetes e até lustra-móveis. Ela era tradicionalmente inalada para aliviar a exaustão, insônia, irritabilidade e depressão. Na era vitoriana, as mulheres a usavam em travesseiros, que cheiravam para se recuperar os desmaios causados pelos corpetes apertados.



O aroma da lavanda: um cheiro doce, floral e herbal, com uma nota balsâmica. 
Propriedades terapêuticas da lavanda: anti-séptica, estimulante da circulação; alivia espasmos musculares e cãibra. 
Usos da lavanda: a lavanda está entre os mais seguros e mais amplamente usados dos óleos aromaterapêuticos. Alivia dores musculares, enxaquecas e outras formas de dor de cabeça e combate inflamações. Também é um dos óleos essenciais mais anti-sépticos, tratando muitos tipos de infecções, entre as quais pulmonares, respiratórias, vaginais e especialmente candidíases. 



A lavanda é adequada para todos os tipos de pele. Cosmeticamente, parece servir como regeneradora de células, ótima em cicatrização e estrias, e supostamente retarda as rugas. Usada em queimaduras, queimaduras de sol, feridas, lesões de pele e infecções cutâneas.
A lavanda também é usada para indigestão e cólicas, e estimula a imunidade. Das diversas fragrâncias testadas por pesquisadores da aromaterapia, a lavanda é a mais efetiva em relaxar as ondas cerebrais e reduzir o estresse. Também reduziu em quase 25% os erros de pessoas que trabalham no computador, quando usada para perfumar escritórios.






Vários bons motivos para ter essa flor que além de decorar os ambientes com a sua beleza também proporciona vários benefícios quando inalamos o seu perfume.
Gostaram?
Eu simplesmente amo lavanda. Acho ela delicada e linda sem falar no cheiro de limpeza maravilhoso que ela tem!
Beijocas

Um comentário:

Claudia disse...

Olá! procurando algumas imagens sobre a lavanda, achei teu blog e adorei...tbém tenho um blog, sou aromaterapeuta e apaixonada pela lavanda.Adorei o teu espaço e com certeza virei mais vezes por aqui.Se quiser espiar o meu blog, o endereço é: http://claudiaroma.blogspot.com
abraços e bom fim de semana!